O tecido cartilaginoso, é um tecido flexível que não possui vasos sanguíneos e nervos, constituido por células chamadas de condroblastos e condrócitos. Todos os tipos de tecido cartilaginoso, exceto a cartilagem fibrosa, são envolvidos por um tecido conjuntivo denso, chamado de pericôndrio que é responsável pela nutrição e oxigenação do tecido. O tecido apresenta importantes funções como: sustentação de tecidos moles, revestimento de superfícies articulares, proteção e formação e crescimento dos ossos longos.

Tipos de cartilagem:
  • Cartilagem hialina: Possui fibrilas colágeno tipo II. Forma o primeiro esqueleto do embrião, que, depois, é substituído por osso. Mesmo assim, alguns locais dos ossos ainda mantêm esse tipo de cartilagem. Ela é a mais abundante do corpo humano. É encontrada no discos epifisários, fossas nasais, traquéia e brôquios.
  • Cartilagem elástica: Possui fibrilas colágeno tipo II e fibras elásticas. É encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na epiglote, na tuba auditiva e na laringe.
  • Cartilagem fibrosa: Possui de fibrilas colágeno tipo II e fibras colágeno tipo I. É encontrada nos chamados discos invertebrais e na Sínfese púbica. Suporta fortes pressões.

Nenhum comentário: